Certamente você já deve ter observado que 2020 está sendo moldado pelo halving do Bitcoin, Stablecoin e CBDC. Sendo que os dois últimos podem ser assuntos até o final do ano, pois a redução do BTC está prevista para maio. Com todo o temor que os ativos digitais estáveis trazem não é surpresa que os bancos centrais queiram desenvolver suas próprias moedas digitais. 

Contudo, um dos países que as pessoas não esperam essa atitude é os Estados Unidos. Até porque o país americano tem a moeda considerada mundial. No entanto, o Federal Reserve surpreendeu ao dizer que considera a emissão de sua própria moeda digital. Será que o universo blockchain verá o FedCoin em breve?

De acordo com a governadora Lael Brainard, o banco central americano estava analisando problemas relacionados a pagamentos e moedas digitais. A governadora afirmou, durante uma conferência em Stanford Graduate School of Business, que a digitalização de pagamentos tem potencial para maior valor e convivência a um custo menor. 

Além disso, Brainard expressou sua preocupação de que entidades que pretendem emitir moedas digitais globais estejam fora do horizonte regulatório. Provavelmente a governadora se referia ao Libra do Facebook. 

“Alguns dos novos atores estão fora dos limites regulatórios do sistema financeiro e suas novas moedas podem representar desafios em áreas como financiamento ilícito, privacidade, estabilidade financeira e transmissão de política monetária”.

Ademais, Brainard afirmou que o FED está trabalhando em seu próprio sistema de liquidações e pagamentos imediatos. Do mesmo modo, há um grande desenvolvimento em “pesquisas e experimentações relacionadas às tecnologias de contabilidade distribuída e seu potencial caso de uso para moedas digitais, incluindo o potencial de um CBDC”, afirmou a governadora.

Toda essa atitude mostra como os criptoativos realmente estão incomodando. Apesar de em 2018 o FED dizer que não via sentido em uma emissão de um CBDC, apenas dois anos depois começou a corrida por uma moeda digital. Até mesmo Brainard, que era contra essa ideia, hoje já apresenta um discurso diferente. 

“Dado o importante papel do dólar, é essencial permanecermos na fronteira do desenvolvimento de pesquisas e políticas em relação à moeda digital do banco central”.

De fato hoje podemos ver na prática o famoso ditado: “Se você não pode vencer seu inimigo, una-se a ele”.

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.