Ao pensar em um ativo digital, sem dúvida o Bitcoin é o primeiro que aparece na mente da maioria das pessoas. Além de ser o primeiro criptoativo lançado e ser o maior em capitalização, ele é o ativo mais distribuído de todos. Contudo, há muito tempo que não é o criptoativo mais utilizado.

O USDT, stablecoin da Tether, tira essa medalha de ouro do BTC. Só para exemplificar, a stablecoin tem um volume de negociação muito maior que o do Bitcoin, Ethereum e XRP, de acordo com o CoinMarketCap. Ademais, seu volume médio de negociação mais que dobrou entre janeiro e novembro de 2020.

A história do USDT

A stablecoin da Tether foi lançada em 2014, mas passou por muitas críticas. Sem dúvida, a principal foi se ela realmente teria toda a quantidade de dólar que afirmava ter em seu tesouro. Ou seja, se o USDT é realmente solvente. Apesar de alguns anos terem se passado, o ativo estável ainda não prova se está operando com solvência. Além disso, em 2019, a Tether admitiu que apenas 74% de suas stablecoins estão atreladas a dólar. Embora haja esses problemas, o USDT consegue ser uma das stablecoins menos voláteis em relação ao USD.

O crescimento do USDT

Mesmo com todos os contratempos, o USDT teve um crescimento impressionante em 2020. Logo após demonstrar que pode ter um volume de negociação superior aos demais ativos do mercado, ele apresentou um grande aumento em sua capitalização. Só para exemplificar, no início deste ano, a capitalização do USDT era de US$4,1 bilhões. Contudo, passou a crescer de forma rápida e, no momento da escrita do artigo, ela está próxima à marca de US$20 bilhões.

Motivos para esse crescimento

Em primeiro lugar, o USDT é muito popular na Ásia. De acordo com o relatório da Chaynalysis em agosto deste ano, o USDT é responsável por 33% de todo o valor transacionado com criptoativos na China.

Outro fator importante a ser considerado é a famosa quinta-feira negra de março. Os criptoativos entraram em colapso. Como resultado, os investidores procuraram se defender e o USDT foi o ativo escolhido. Sendo assim, sua demanda disparou.

Conclusão

Embora o mercado de stablecoins esteja crescendo, os demais ativos estáveis estão bem longe de alcançar o USDT. A stablecoin continua reinando com tranquilidade e pode ser a principal aposta para rivalizar diretamente com o Bitcoin.

Conheça a stablecoin RAS

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.