Surpreendentemente bancos centrais se juntaram para estudar o lançamento de suas próprias moedas digitais. A decisão causa um certo espanto, pois o Bitcoin nasceu para que os bancos não tenham tanto poder. Além disso, o BTC e os outros criptoativos são capazes de tirar o poder centralizado dos bancos. Justamente por isso a preocupação com esses ativos aumentam e as autoridades dos países correm para lançarem suas moedas digitais. 

Embora a China seja o grande destaque nessa área, outros países também estão na corrida. Seu irmão asiático, Japão começou a correr para lançar sua própria moeda digital centralizada apoiada pelo banco central. 

Conforme anunciado por um membro do Liberal Democratic Party, formuladores de política estão pensando em emitir um CBDC. Essa moeda digital poderá vir de uma parceria conjunta entre o governo e empresas privadas.

“O BOJ provavelmente não vai querer fazer nada que sufoque a inovação do setor privado. A melhor maneira seria emitir uma moeda digital do tipo híbrido que é operada e emitida por empresas privadas, com o envolvimento do banco central”, disse Takahide Kiuchi, ex-membro do Conselho do Banco Central do Japão (BOJ).

Sendo assim, o vice-ministro parlamentar de Relações Exteriores, Norihiro Nakayama, vê que o país insular poderá acompanhar as grandes mudanças globais nas áreas financeiras e tecnológicas. Por esse motivo, os 70 membros do grupo de legisladores do Partido Liberal Democrata querem emitir o iene digital. 

Com o intuito de lançar rapidamente a moeda, o grupo do ex-ministro da Economia Akira Amari, planeja enviar a proposta até fevereiro. Antes de tudo, o Japão quer ficar na vanguarda do lançamento do CBDC e não deixar a China abrir um caminho tão rápido.

“A China está avançando para a emissão de yuan digital, por isso gostaríamos de propor medidas para combater tais tentativas”, disse Nakayama. 

Mesmo a China sendo o grande alvo do Japão, um ex-membro do banco japonês afirmou que os países têm ideias diferentes para lançar suas moedas digitais. Enquanto a China deseja que o yuan digital se concentre em influenciar a comunidade global, o Japão deseja mudar a cultura do dinheiro do país.

Contudo, analisando o país dos palácios imperiais, essa moeda digital não deve ser lançada tão cedo. Além de enfrentar obstáculos técnicos e legais, o Banco Central do Japão, no momento, acredita que um iene digital é um desperdicio de dinheiro. 

 “A eliminação do dinheiro faria com que a infra-estrutura de liquidação fosse inconveniente para o público, portanto nenhum banco central faria isso”, disse Masayoshi Amamiya, vice-governador do BOJ.

Todavia, essa visão pode mudar, pois o BOJ se juntou com outros cinco bancos para formar um novo grupo de trabalho que compartilhará resultados de pesquisas sobre potenciais casos de moedas digitais do banco central.

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.