O Banco Central Europeu alertou a comunidade global sobre os riscos das chamadas “corridas de stablecoins”. Análogo ao termo “corridas de banco” no sistema financeiro tradicional, corridas de stablecoins podem ocorrer se os usuários finais perderem a confiança no emissor ou a sua rede, revelou o BCE em seu recente relatório.

Nas finanças tradicionais, uma corrida aos bancos ocorre quando os clientes retiram os seus depósitos simultaneamente devido a preocupações de solvência do banco. À medida que mais pessoas retiram os seus fundos, aumenta a probabilidade de incumprimento, desencadeando mais levantamentos.

“Há uma série de eventos que podem desencadear uma corrida em uma stablecoin”.

Durante essa corrida, o banco central disse que algumas partes do acordo dos ativos estáveis podem parar de funcionar como o observado na crise financeira global de 2007, quando o resgate dos veículos de securitização foi suspenso.

Entre os principais gatilhos, o banco listou ataques cibernéticos ao sistema ou roubo de carteiras e dúvidas dos clientes sobre o valor do ativo estável.

“Tal realização poderia desencadear resgates substanciais de stablecoins, o que poderia ser amplificado ao ponto de os usuários finais interpretarem erroneamente as holdings de stablecoins como um substituto dos depósitos bancários”, disse o BCE no relatório.

Euro digital não será um substituto para o dinheiro

A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que o banco estava explorando “os benefícios, riscos e desafios operacionais” de uma moeda digital do banco central europeu (CBDC), mas a moeda fiduciária provavelmente ainda desempenharia um papel neste futuro digital. Anteriormente, a presidente do BCE disse que o Eurosistema ainda não havia decidido sobre a introdução de um euro digital, mas disse que uma força-tarefa está estudando os efeitos potenciais de um CBDC na Europa.

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.