O Banco Internacional de Compensações (BIS) delineou recentemente as etapas finais para estabelecer um ‘quadro de segurança e resiliência’ para os sistemas de Moedas Digitais dos Bancos Centrais (CBDCs). O documento, chamado Projeto Polaris, foi publicado com o objetivo de auxiliar os bancos a se protegerem contra possíveis riscos associados à implementação dos CBDCs. O projeto visa antecipar o lançamento de CBDCs e proteger a ‘infraestrutura crítica’.

Embora alguns bancos centrais, como o do Quênia, tenham expressado que o apelo inicial dos CBDCs diminuiu, outras instituições financeiras, como o FMI, estão abertas à possível adaptação. Apesar de a maioria dos bancos centrais já terem medidas de segurança cibernética implementadas, a introdução e implementação dos CBDCs podem trazer novos riscos.

O Projeto Polaris sugere que os bancos centrais contratem um Diretor de Segurança (CSO). O CSO seria responsável por manter uma comunicação ‘regular’ com contrapartes ao redor do mundo, uma vez que os CBDCs exigiriam um quadro internacional. O projeto também propõe a criação de uma ‘equipe de resposta a incidentes’ que poderia lidar com uma variedade de cenários potenciais.

Além disso, o projeto incentiva os bancos centrais a considerar outros operadores necessários em um ecossistema CBDC, desde bancos comerciais até parceiros comerciantes. Isso levaria ao cumprimento de um requisito de resiliência – semelhante a um teste de estresse – dependendo do ‘elo mais fraco’ dos CBDCs.

Verificações frequentes e garantias de tecnologia segura são consideradas fundamentais para qualquer CBDC, caso os bancos centrais decidam implementá-los. ‘O quadro também pode ajudar os bancos centrais a avaliar seu nível atual de maturidade em segurança cibernética e resiliência em comparação com o que poderia ser necessário ao operar um sistema CBDC, avaliando e classificando como a organização adere às práticas descritas neste quadro’, afirmou o BIS.

Este não é o primeiro envolvimento do BIS na pesquisa de CBDCs. Ele publicou outro relatório no final de junho focado em como os bancos comerciais poderiam tokenizar os depósitos dos clientes.

O resultado deste projeto e as recomendações do BIS podem ter um impacto significativo na forma como os bancos centrais ao redor do mundo abordam a implementação e a segurança dos CBDCs.

Copyright © 2020. All rights reserved.