Conforme observado nos últimos três anos, a dominância do USDT no mercado de criptoativos foi algo de se chamar a atenção. Atualmente, há quase 27 bilhões de unidades da stablecoin em circulação. Todavia, esse cenário parece estar mudando. De acordo com os dados da CoinMetrics, a participação de mercado do ativo estável caiu abaixo de 75% pela primeira vez. Enquanto isso ocorria, o domínio do USDC, stablecoin da Circle e da Coinbase, cresceu cerca de 15%.

A Circle apontou que, atualmente, há US$5 bilhões em USDC em circulação no mercado. Conforme observado pela empresa, o USDC se diferencia do USDT, pois é emitido por instituições financeiras regulamentadas. Além disso, é garantido por ativos totalmente reservados. Por outro lado, temos o USDT que ainda está sendo investigado por suas auditorias que muitos do mercado acreditam serem fraudulentas.

Vemos outro dado importante se compararmos o desenvolvimento da participação de mercado das duas stablecoins nos últimos doze meses. Enquanto a do USDT cresceu 520%, a do USDC passou por um aumento de 1.225%, no mesmo período. Sem dúvida, a stablecoin da Circle ainda pegará muito mercado de sua rival, pois está com uma participação crescente no setor DeFi.

Ao falarmos de stablecoins e finanças descentralizadas, não podemos deixar de comentar sobre a DAI, ativo estável da MakerDAO. O valor circulante da stablecoin conseguiu ainda superar o do USDC em crescimento, pois ele foi de 1.400% no último ano. Mais um crescimento impulsionado pelo DeFi. Apesar de existirem mais stablecoins, como BUSD, Paxos e TrueUSD, os três primeiros ativos citados ainda dominam a maior parte desse setor.

Leia também: Conheça a stablecoin RAS

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.