A Polygon, uma das principais equipes de escalonamento do Ethereum, está planejando fundir sua sidechain PoS (Proof of Stake) com a rede de segunda camada zkEVM, como parte de sua atualização para o Polygon 2.0. Esta fusão resultaria na terceira maior rede de segunda camada, com quase US$ 1 bilhão em valor total bloqueado (TVL). A PoS Chain é responsável pela maior parte do TVL da Polygon, enquanto o zkEVM proporciona um desempenho superior e garantias de segurança mais robustas.

No Polygon 2.0, os usuários de ambas as cadeias poderão interagir e realizar transações de maneira contínua, segura e sem a necessidade de uma ponte de retorno para o Ethereum, de acordo com um anúncio da Polygon. O token MATIC da Polygon sofreu uma queda de cerca de 30% no último mês, com a maioria das perdas ocorrendo após a SEC alegar que o ativo digital é um título não registrado.

A Polygon lançou seu roteiro 2.0 em meados de junho, que descreve um ecossistema multi-cadeia que inclui soluções de escalonamento baseadas em conhecimento zero (ZK). A empresa alocou US$ 1 bilhão para investir em tecnologias de conhecimento zero em 2021. Além de lançar seu zkEVM em março, a Polygon também lançou a mainnet beta para seu ZK híbrido e rollup otimista, Nightfall, em maio. Ao mesmo tempo, a empresa continua a desenvolver o Miden, um ZK-L2 baseado em STARK.

A equipe de engenharia da Polygon publicou uma proposta na semana passada para converter a sidechain Polygon PoS em uma camada 2 zkEVM validium. Um validium é uma solução de escalonamento que funciona como um roll-up, mas com os dados da transação mantidos fora da cadeia. Uma zkEVM é uma rede protegida por provas de conhecimento zero que suporta código escrito para a Ethereum Virtual Machine (EVM). Se aprovada, a conversão poderá ocorrer no primeiro trimestre de 2024. No entanto, o plano da Polygon de unificar sua PoS Chain e zkEVM Layer 2 também depende da aprovação da proposta.

A Polygon está buscando aproveitar os ganhos de escalabilidade teoricamente ilimitados oferecidos por uma arquitetura multi-cadeia, sem sofrer com a fragmentação de liquidez que os ecossistemas existentes experimentam. A tecnologia do Polygon 2.0 oferece infraestrutura compartilhada para todas as redes, a fim de fornecer uma experiência de usuário semelhante à de uma única cadeia. Isso inclui, por exemplo, uma ponte entre cadeias e uma camada de staking.

Copyright © 2020. All rights reserved.