Inegavelmente as grandes corporações do sistemas descentralizados estão causando algumas dores de cabeça para seus usuários. YouTube tira canais e vídeos do ar, Facebook cancela contas e páginas, Tik Tok pega dados confidenciais de seus usuários sem necessidade. Sendo assim, é preciso que uma alternativa apareça sem que seja necessária a interferência governamental em uma empresa privada. Certamente a descentralização do blockchain é uma resposta para isso.

Logo após indivíduos terem apresentado ao mundo alternativas como CosTV e Appics, a startup de blockchain Dfinity traz uma versão descentralizada do Tik Tok. Ou seja, não pertence e não é operada por uma entidade corporativa ou governamental. Além de participar de uma rede livre de grandes corporações, você não precisará se preocupar com sua privacidade. De acordo com a startup, o aplicativo se chamará CanCan.

Conforme observado no anúncio, o CanCan foi construído usando menos de 1.000 linhas de código de programação. Só para ilustrar, o Facebook possui 62 milhões de linhas. Seguindo nesta direção, o CanCan se torna o verdadeiro exemplo do Internet Computer’s.

“Pela primeira vez, desenvolvedores e organizações experimentam o novo paradigma da computação em ação. O software é criado simplesmente carregando-o diretamente na Internet, onde é executado em uma rede global de data centers independentes em um ambiente à prova de adulteração”, disse Dominic Williams, fundador e cientista chefe da Dfinity.

Em suma, para quem ainda não conhece o “Internet Computer”, ele surgiu para combater o monopólio dos gigantes da tecnologia. Ele cria um computador em nuvem seguro, econômico e descentralizado. Ademais, ele será utilizado na versão descentralizada de grandes aplicativos, como Uber, eBay e Facebook.

“A versão de tungstênio do Internet Computer é um grande salto em frente, levando a uma extensão totalmente descentralizada e pública da Internet. É uma atualização da Internet para hospedar software e serviços de forma nativa ”, acrescentou Williams.

Um passo maior na descentralização

Com o intuito de deixar o app mais descentralizado e mais ajustado, a startup concedeu aos desenvolvedores de terceiros acesso à sua plataforma. Os interessados podem enviar uma inscrição no site oficial do projeto.

Dfinity não se concentra apenas no Tik Tok

De acordo com o GitHub da startup, ela já possui algumas ideias de aplicações inovadoras. O Magnify, aplicativo seguro de videoconferência, por exemplo, é uma ideia da Dfinity. Logo após o vazamento de dados de aplicativos com o mesmo propósito, como o Zoom, a startup viu uma carência por uma verdadeira privacidade e decidiu inovar no mercado.

Certamente esse caminho da Dfinity será seguido por muitas startups. A demanda por aplicativos descentralizados não para de crescer e quem se posicionar agora contará com uma grande vantagem.

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.