De acordo com a secretária do Tesouro dos EUA, há motivos para que o Bitcoin seja uma grande preocupação. Janet Yellen não poderia deixar de fora de seus comentários as proezas técnicas e o consumo de energia do BTC. Além disso, bateu na tecla repetitiva que o criptoativo primário é utilizado em atividades ilícitas.

“Não acho que o Bitcoin, como disse antes, seja amplamente utilizado como mecanismo de transação. Enquanto é usado, temo, muitas vezes para financiamento ilícito. É uma forma extremamente ineficiente de conduzir transações. E a quantidade de energia que é consumida no processamento dessas transações é impressionante”, disse Yellen em uma conferência DealBook do New York Times.

Todavia, é importante apontar que Dan Held, executivo da Kraken, informou em seu artigo que o Bitcoin gasta menos energia que o sistema bancário. Ademais, mesmo que o BTC seja mais lento que a Visa, por exemplo, ele é uma melhor forma de transferência de valor de um país para o outro, pois possui uma taxa menor e é mais rápido que os bancos.

Certamente não podemos deixar de comentar a utilização do criptoativo em atividades ilícitas. De acordo com os dados da Chainalysis, os crimes relacionados aos ativos digitais caiu para 0,34% do volume total de transações em 2020, comparado com 2,1% em 2019.

Volatilidade do Bitcoin também é preocupação para a secretária

“… É um ativo altamente especulativo. E, você sabe, acho que as pessoas devem ter cuidado, pois, pode ser extremamente volátil. E, você sabe, eu me preocupo com as perdas potenciais que os investidores podem sofrer”.

Moedas dos bancos centrais podem trazer inclusão financeira

“… Temos um problema de inclusão financeira. Muitos americanos realmente não têm acesso a sistemas de pagamento fáceis e contas bancárias. E eu acho, você sabe, isso é algo em que um dólar digital, uma moeda digital do banco central, poderia ajudar. E, você sabe, acho que poderia resultar em pagamentos mais rápidos, seguros e baratos”.

O que falta para o dólar digital ser lançado?

“… Há um conjunto de questões em torno das moedas digitais do banco central que precisam ser examinadas. Qual seria o impacto no sistema bancário? Isso causaria um grande movimento de depósitos para fora dos bancos e para o Fed? O Fed lidaria com clientes de varejo ou tentaria fazer isso no atacado? Existem preocupações com a estabilidade financeira? Como gerenciaríamos as questões de lavagem de dinheiro e finanças ilícitas? Portanto, há muito para a proteção do consumidor, muito a considerar aqui… mas vale a pena olhar”.

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.