O lendário investidor Warren Buffett e sua empresa Berkshire Hathaway conheciam o Google há muito tempo. Eles tinham informações diretas desde o início sobre o quão lucrativo seria o negócio, mas decidiram passar adiante o investimento no gigante das buscas na Internet.

Buffett diz que está realmente se arrependendo dessa decisão agora. O Google se tornou uma das poucas empresas americanas com valor de mercado de US$1 trilhão. 

Um investimento de US$500 milhões em 2013 teria aumentado em valor para quase US$2,5 bilhões hoje. Warren Buffett está repetindo o mesmo erro com o Bitcoin? Ou mesmo cometendo um erro de investimento muito mais caro?

Buffett admitiu seu erro com o Google na CNBC em 2017. Mas as observações do lendário investidor sobre o Google estão fazendo a ronda novamente em um recurso do Business Insider Markets :

“Imagine ter algo que toda vez que você clica em um clique, a caixa registradora toca em algum lugar da Califórnia”.

Um ano depois, ele disse à CNBC: 

“Eu deveria ter comprado o Google … É ótimo encontrar algo que custa um centavo e é vendido por um dólar e forma um hábito … Isso não custa nada … E é muito útil”.

A holding de Buffett, Berkshire Hathaway, na verdade, tinha uma visão privilegiada do potencial do Google e ainda perdeu. Em 1996, a Berkshire adquiriu a GEICO. Mas os comerciais de lagartixas na TV não eram a única chave para suas massivas operações de dimensionamento. A GEICO dependia muito da publicidade do Google.

Warren Buffett podia ver que eles estavam pagando 10 dólares por clique, e que isso estava custando Sergey Brin e Larry Page quase nada. Mas ele ainda estava sentado de braços cruzados e falhou.

O parceiro de longa data da Buffett, Charlie Munger, disse aos acionistas da Berkshire:

“Pudemos ver em nossas próprias operações o quão bem a publicidade do Google estava funcionando. E nós ficamos lá, chupando nossos polegares … Eu me sinto como um cavalo por não identificar o Google. Eu acho que Warren se sente da mesma maneira. Nós estragamos tudo”.

Buffett acrescentou: “Ele está dizendo: ‘nós estragamos tudo’”.

“O problema é que vi que o Google estava ignorando o AltaVista, e então me perguntei se alguém poderia ignorar o Google”. Buffet então explica o porquê eles acabaram por passar pelo Google.

Hoje, o Google é uma daquelas marcas raras e poderosas cujo nome se tornou um verbo.

O Bitcoin poderia ser outra daquelas potências únicas da marca, com algumas das propriedades de um lucrativo monopólio natural. Mas Warren Buffett não tem o mesmo respeito pelo Bitcoin que ele tinha pelo Google, mesmo quando ele decidiu não investir nele.

Ele chamou o Bitcoin de “provavelmente veneno de rato ao quadrado”. E acrescentou com confiança: “Posso dizer com quase certeza que eles terão um final ruim”. Mas o Bitcoin é semelhante ao Google em como aproveita a computação digital para criar informações valiosas, reais e efeitos mundiais a um custo trivial.

Há uma maneira importante de ser diferente. Bitcoin não é regulamentado como o Google. Isso nunca foi. Também vale a pena notar que o Bitcoin não é uma empresa, não está gerando receita e não possui relatórios ou previsões financeiras anuais. Mas se o Google era uma manifestação da rede mundial de computadores, certamente o Bitcoin é uma manifestação da tecnologia blockchain.

Artigo de CryptoPotato.

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.