Bitcoin e stablecoins sempre foram bloqueados em uma situação de galinha e ovo. A moeda descentralizada baseada nos princípios da matemática e da lógica precedeu as representações digitais de ativos estáveis?

Essa questão milenar foi abordada por Nic Carter, co-fundador da CoinMetrics. Ele afirmou que, embora o princípio de moedas digitais estáveis preceda o Bitcoin, a atual safra de stablecoins dominada pelo Tether [USDT] é bastante recente.

“Stablecoins são uma ideia bastante antiga”, disse Carter, evidenciando a ascensão da Liberty Reserve e do e-gold. Na moeda digital da Costa Rica, o Liberty Reserve foi rotulado como o “processador de pagamento mais antigo, mais seguro e mais popular”, mas foi encerrado em 2013 pelos promotores norte-americanos sob a cláusula do Patriot Act relativa à operação de uma empresa de transmissão de dinheiro.

O equivalente digital do metal amarelo, e-gold, foi curado pelo oncologista Douglas Jackson em 1996. Chegando em 2006, processando mais de US$2 bilhões em transações, a “stablecoin” teve o mesmo destino que Liberty Reserve. Jackson foi preso por “conspiração por se envolver em lavagem de dinheiro”.

Carter traçou a ‘velocidade de mercado’ das stablecoins populares, contra o pico do e-gold de 2006, atestando que as stablecoins têm “rotatividade extremamente alta”. Entre as moedas traçadas estavam USDT, Paxos Standard, TrueUSD e USDT ETH. Outras stablecoins notáveis como o GeminiUSD e o DAI do Maker não foram consideradas porque seus “valores são muito altos”.

As stablecoins tendem a se diferenciar dos outros criptoativos porque seu uso por unidade de capitalização de mercado é notavelmente mais alto que o resto, disse Carter. Entre as stablecoins mapeadas, o USDT tem a maior taxa de uso por unidade de valor de mercado, enquanto o GUSD tem o mínimo.

Voltando à analogia do ovo e da galinha, Carter afirma que antes mesmo da noção de Bitcoin, “dinheiro digital não soberano” era apoiado pelo dólar americano. O Tether é apenas uma versão blockchain de analogias passadas na época.

Se os reguladores forem mantidos à distância de apertar as moedas estáveis, Carter previu que poderiam ser “a primeira aplicação de criptoativo genuinamente assassina”.

O ponto principal é que as stablecoins dominaram e foram dominadas pelo mercado regulamentado desde antes do Bitcoin, provavelmente até o ecash de David Chaum. Tether, Paxos, TUSD e outros são simplesmente uma manifestação da demanda genuína do mercado por ter uma moeda digital atrelada a algo de valor, com relativa estabilidade e que funciona de acordo com as normas regulamentares. Carter concluiu:

“Houve demanda para usar sistemas transacionais on-line denominados por decreto, pouco regulamentados, desde o início da Internet. A safra atual de stablecoins simplesmente atende a essa demanda de uma nova maneira”.

Clique aqui para conhecer a Stablecoin RAS

Artigo de AmbCrypto

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.