Conforme observado na Conferência de bitcoin em Miami, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, pretende adotar o BTC como moeda de curso legal no país. Contudo, Miguel Kattan, ministro do Comércio e Investimento do país, disse que isso não fará com que o dólar perca seu status no país. Ou seja, a moeda americana continuará sendo o curso legal de El Salvador. Além disso, o ministro apontou que a atividade do criptoativo ficará vinculada ao câmbio do dólar.

De fato, a fala de Nayib Bukele é uma grande conquista para o mercado de criptoativos e indivíduos do país que desejam utilizar o BTC no dia a dia, um grande passo para a adoção do ativo digital.

“No curto prazo, isso vai gerar empregos e ajudar a proporcionar inclusão financeira a milhares de pessoas fora da economia formal”, discursou o o presidente de El Salvador.

Bukele também mencionou os pontos positivos do criptoativo

“#Bitcoin tem uma capitalização de mercado de $ 680 bilhões de dólares. Se 1% disso for investido em El Salvador, isso aumentaria nosso PIB em 25%. Por outro lado, #Bitcoin terá 10 milhões de novos usuários em potencial e a forma de crescimento mais rápido de transferir 6 bilhões de dólares por ano em remessas”, disse em um tweet.

Não podemos esquecer que a inclusão financeira não é o forte de El Salvador. De acordo com o relatório The Economist’s Democracy Index 2020, o país possui um regime híbrido de governança. Isso é apenas um pequeno passo acima de regimes totalmente autoritários.

Leia também: Prefeito de Miami investiu em bitcoin e em Ethereum

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.