De fato, a Bitfinex é uma das exchanges mais controversas do mercado de criptoativos. Toda a sua história com o USDT e a emissora de stablecoin Tether deixou a exchange muito manchada. Contudo, isso não impede que ela seja uma das mais utilizadas. Atualmente a corretora resolveu chamar mais atenção no mercado ao lançar um programa com até 10% de retorno anual através do staking. 

Certamente o staking é uma das melhores maneiras dos usuários de ativos digitais gerarem renda passiva. Isso faz com que a demanda por clientes das principais corretoras seja grande. Com o intuito de abraçar esse mercado, a Bitfinex lançou um programa de recompensa de staking. Para receber a retribuição, os usuários da exchange devem depositar e manter seus criptoativos na corretora. 

De acordo com o anúncio, os ativos digitais que estão englobados são: EOS, Cosmos e V.Systems. Todavia, a exchange planeja adicionar suporte para Tezos no próximo mês. Segundo o diretor de tecnologia da corretora, Paolo Ardoino, o Bitfinex Staking Rewards Program fornece aos nossos usuários outra via para aumentar suas participações na plataforma.  

A princípio, cada token terá uma estimativa de remuneração diferenciada. EOS: 0% – 3%, Cosmos: 1,5% – 3%, V. Systems 8% – 10% e Tezos: 3% a 5%. Posto que a Bitfinex é uma das principais produtoras de blocos do EOS, Cosmos e V.Systems são dois criptoativos populares em staking, a escolha da exchange não causa nenhuma surpresa.

Além disso, o anúncio garantiu que os fundos deixados na exchange serão mantidos com a mesma segurança que os demais, pois usarão uma solução própria de custódia. A corretora decidiu comemorar o lançamento com uma competição que irá premiar os usuários com uma camisa com a marca da Bitfinex. 

Precauções que devem ser tomadas

Embora ter recompensas por deixar seus tokens aos cuidados de uma corretora pareça algo atraente, é sempre bom lembrar que exchange não é carteira. Sendo assim, não é aconselhável armazenar grandes quantidades de seus ativos nas bolsas. Um serviço aberto de staking pode atrair muitos ataques maliciosos. Ou seja, você deve lembrar que uma exchange é protegida apenas até ser hackeada.

Também podemos adicionar ao staking o problema da centralização. Em resumo, staking é um sistema em que qualquer pessoa com uma quantidade suficiente de tokens pode utilizar seus criptoativos por um período definido e validar as transações de um ativo digital. Dessa maneira, ao oferecer uma recompensa atrativa, a exchange fica com uma quantidade de tokens enormes que pesam seu voto. Ou seja, além de obterem direitos, lideram os desenvolvimentos na rede do criptoativo.

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.