Decentraland é uma plataforma de realidade virtual no blockchain do Ethereum, lançada em 2017 através de uma ICO. Embora sua oferta tenha ocorrido em 2017, o mercado de criptomoedas geral conheceu o Decentraland apenas em 2020, quando o projeto foi apresentado ao público.

Com o intuito de melhorar as taxas e a escalabilidade do jogo, Decentraland irá fazer uma migração para a rede Polygon em breve. A rede da Binance Smart Chain também está no radar da plataforma.

Neste mundo virtual do metaverso, os usuários compram lotes de terreno que podem posteriormente navegar, construir e monetizar. Além disso, é possível criar uma gama de experiências como jogos interativos e cenas 3D extensas, como avatares pessoais que podem ser personalizados.

Os terrenos do game são divididos em parcelas que são identificadas por coordenadas cartesianas (x, y). Essas parcelas são propriedade permanente de membros da comunidade e são compradas usando MANA, o token nativo da Decentraland. Como resultado dessa divisão, os usuários do Decentraland possuem controle total sobre os ambientes e aplicativos que criam.

Não podemos deixar de destacar que o conteúdo que compõe o Decentraland é armazenado e distribuído através de uma rede descentralizada. Olhando para a propriedade e as transações, elas são validadas no blockchain do ETH.

O Decentraland busca fazer com que o game seja o mais descentralizado possível. Sendo assim, os desenvolvedores são livres para inovar na plataforma e podem projetar a animação e as interações experimentadas em seus imóveis virtuais. Além de poder utilizar itens grátis, os jogadores conseguem fazer a compra de NFTs dos demais players no Marketplace do Decentraland.

Pontos de destaques do Decentraland

  • Os usuários do game podem criar apps 3D com a linguagem do Decentraland, garantindo assim uma grande variedade de interações
  • A comunidade é estimulada a crescer, pois as vizinhanças dos terrenos se desenvolvem e conseguem trazer interesses comuns entre os players
  • Compras e vendas de NFTs
  • Possui uma Organização Autônoma Descentralizada para que os jogadores tenham poder de decisão
  • Interação social, pois o jogo é como uma rede social, onde seus utilizadores podem até participar de eventos online

Decentraland é dividido em três camadas

Consenso: registro e rastreio de todas as operações pertencentes ao jogo através de contratos inteligentes
Conteúdo: armazenamento das informações que serão utilizadas para o processamento do conteúdo
Interação em tempo real: rede p2p que permite a comunicação entre os usuários da plataforma

Os tokens do Decentraland

O ecossistema do game possui dois tokens MANA e LAND.

MANA é o token principal. Compras de terrenos (LAND) são as responsáveis pelas queimas do token erc-20, trazendo deflação para o ativo digital. Sua utilização também será vista na compra de NFTs, aluguel de terrenos, pagamentos de propagandas e poder de voto de governança para seus detentores.

LAND é um NFT mantido no contrato inteligente da rede Ethereum. Cada token inclui um registro de coordenadas, mostra quem é seu proprietário e possui uma referência a um arquivo de descrição de conteúdo que o seu detentor deseja que tenha em seu terreno.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a SundaeSwap, a DEX da Cardano

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.