De fato, uma das atualizações mais aguardadas para a rede do Ethereum é o hard fork Berlin. Afinal, essa atualização foi adiada diversas vezes. Enquanto o testnet está programado para acontecer esta semana, o hard fork poderá ser visto logo em 14 de abril. Todavia, é importante apontar que a atualização ocorrerá no bloco 12.244.000. Ou seja, com o tempo de produção do bloco, a atualização pode ser alterada.

É provável que, antes da migração total para proof of stake, ainda vejamos diversas atualizações no blockchain da altcoin. Em julho, por exemplo, caso não ocorra nenhum atraso, o hard fork London entrará em ação para revisar a forma como as taxas de transação do Ethereum funcionam.

Quais os benefícios desse hard fork?

Berlin veio com o intuito de otimizar o uso das taxas de gás para que sejam mitigados os possíveis ataques DoS. Em janeiro deste ano, foram apresentadas as atualizações que continham cinco EIPs. Contudo, apenas quatro serão incluídas na versão final. Veja abaixo:

  • EIP-2565: custo do gás ModExp;
  • EIP-2929: aumento do custo do gás para opcodes de acesso estadual;
  • EIP-2718: envelope de transação digitada;
  • EIP-2930: listas de acesso opcionais e
  • EIP-2315: sub-rotinas simples para a máquina virtual Ethereum (EIP descartado).

É importante que os operadores do Ethereum atualizem seus nós antes do fork block nas redes que desejam participar. Conforme observado no anúncio, devido à variação de tempo, é preciso que a atualização seja feita com bastante antecedência.

Leia também: Fim da parceria da Ripple com a MoneyGram

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.