Sberbank, maior banco da Rússia, irá entrar no mercado de ativos digitais e lançar uma stablecoin em um blockahin nativo. Além disso, será construída na Rede Hyperledger. Esse blockchain nascerá com o intuito de facilitar as transações de financiamento comercial envolvendo a troca de cartas de crédito.

De acordo com o diretor do negócio de transações estatais do banco, Sergey Popov, o ativo estável será atrelado por 1 a 1 ao rublo russo. Conforme observado no jornal local, o uso da stablecoin será limitado a compras de ativos digitais.

Apesar de o presidente Russo, Vladimir Putin, ter assinado uma lei que proíbe que o Bitcoin seja utilizado para pagamento, Popov acredita que não terá problemas em emitir um ativo estável.

“Como podemos vincular esta stablecoin ao rublo, esse token pode se tornar uma base ou um instrumento para acordos envolvendo outros ativos financeiros digitais”.

Pagamentos e acordos mais rápidos

O Sberbank pretende fazer o lançamento de sua stablecoin até o fim do terceiro trimestre de 2020. De acordo com o banco, esse ativo estável conseguirá facilitar pagamentos e acordos de maneira rápida.

Embora a rede escolhida seja a do Hyperledger, o nó de hospedagem acontecerá no próprio SberCloud. Ou seja, no serviço de computação em nuvem do Sberbank. Ademais, ele estará aberto para qualquer empresa ingressar e hospedar um nó.

“Qualquer empresa poderá usar contratos inteligentes criados pelo Sberbank imediatamente ou criar seus próprios. Os pagamentos via contratos inteligentes passam automaticamente e os fornecedores recebem fundos em questão de segundos”.

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.