De acordo com a RIA, agência de mídia russa, o presidente Vladimir Putin assinou uma lei que torna pagamentos através de Bitcoin ilegais na Rússia a partir de 2021. Certamente essa medida servirá como um meio-termo para os bancos que pedem a proibição total dos ativos digitais e o desejo dos indivíduos por criptoativos. Apesar dessa posição de Putin, as autoridades russas olham com um olhar positivo para o blockchain.

Conforme observado pelo BeInCrypto, desde 2019 que circulam documentos apontando a suposta proibição de ativos digitais na Rússia. Além disso, no início de junho a primeira lei referente a ativos digitais do país foi dada como iminente.

De acordo com Anatoly Aksakov, chefe do Comitê de Duma do Estado no Mercado Financeiro, o governo russo vê os ativos digitais como uma forma de economia e investimento. Ou seja, a Rússia entende que se o BTC não faz parte das unidades monetárias da moeda fiduciária, não se encaixa como uma forma de pagamentos.

Pessoas físicas e jurídicas russas só poderão contestar transações com criptomoeda em tribunal se tiverem declarado essas transações e a própria posse do criptoativo na Rússia. Ademais, indivíduos que são proibidos de possuir uma conta bancaria, não podem ter ativos digitais.

“A moeda digital na lei significa um conjunto de dados eletrônicos (código ou designação digital) contidos no sistema de informações, que são oferecidos e (ou) podem ser aceitos como meio de pagamento, mas não são uma unidade monetária da Rússia, um estado estrangeiro ou uma unidade monetária internacional. A circulação civil da criptomoeda será limitada”.

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.