O maior criptoativo — Bitcoin — sem dúvida estabeleceu precedentes para todo o mercado de ativos digitais. Um dos principais pontos positivos do BTC é sua oferta limitada e finita — 21 milhões de Bitcoins e as moedas extraídas são reduzidas a cada halving. A próxima redução está prevista para ocorrer em alguns meses, com vários contando com o evento para empurrar o preço do criptoativo na direção ascendente.

Michael Sonnenshein — diretor administrativo da Grayscale — falou recentemente sobre os eventos que podem ocorrer depois que todos os 21 milhões de Bitcoins forem minerados. Mais de 18 milhões de BTCs já estão em circulação.

Em uma entrevista para o Rational Reminder, Sonnenshein apontou que levaria mais de 100 anos para que todos os Bitcoins fossem extraídos, aprox. 2140, considerando que a taxa de fornecimento pode ser determinada a qualquer momento. Concordando com a maioria do mercado, Sonnenshein afirmou que o ecossistema de mineração seria suportado através de transações de aprovação.

“[…] para que os mineradores possam continuar a servir na sua capacidade de aprovar transações, o provável é que isso venha sob a forma de taxas de transação que estão sendo aproveitadas para uma transação pelo remetente, a fim de tornar atraente para um minerador confirmar a transação que está ocorrendo e tê-los um incentivo econômico para fazê-lo”.

Posteriormente, Sonnenshein fala sobre a divisibilidade de valor do Bitcoin, se isso afetaria seu fator escasso. O diretor-gerente observou que o Bitcoin era “verificável escasso com base na taxa de fornecimento”, acrescentando que seu atual fator de divisibilidade foi “mostrado na oitava casa decimal, de modo que existam 100 milhões de unidades em cada Bitcoin”.

“Eu não acho que isso não tenha sido historicamente algo que tenha sido alterado em torno do protocolo Bitcoin, nem acho que a divisibilidade que vai além das oito casas decimais é algo que estamos procurando, ou há qualquer tipo de mudanças propostas para alterar isso a qualquer momento”.

Ele prosseguiu afirmando que o fator importante em relação à divisibilidade do Bitcoin era “o de ser capaz de representar um ativo econômico ou um ativo de dinheiro real de tal forma divisível se presta, na verdade a muitas aplicações diferentes”, o que de outra forma não teria sido possível através do sistema financeiro tradicional.

Ele afirmou:

“Você não pode enviar a alguém, você sabe, um 1000000th de um centavo como compensação por abrir um e-mail ou fazer um micro empréstimo ou o que quer que seja. Portanto, acho que há muitos casos de uso novos aos quais o Bitcoin se presta como resultado de sua divisibilidade”.

Quando perguntado se o preço do criptoativo poderia ser afetado se fosse tomada uma decisão de mudar mais casas decimais, ele disse:

“Certamente poderia. E é importante, novamente, voltar a essa noção de código aberto […] Portanto, é um sistema bastante democratizado de como as mudanças são implementadas e, certamente, novamente, não sujeitas a nenhuma entidade ou indivíduo da maneira que você pode ver isso em um sentido mais tradicional”.

Artigo de AmbCrypto

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.