Para os já iniciados, hoje falaremos um pouco para os fora do mundo de criptoativos onde legiões de pessoas normais ouvem falar de Bitcoin e estão interessadas, mas não sabem por onde começar. Este é um problema considerando que o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, o projetou como um sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer para qualquer um usar. Agora que o Bitcoin está nas notícias diariamente, empresas e bancos em todo o mundo estão a adoptar a tecnologia que o suporta, parece ser a hora de ajudar melhor os interessados em mergulhar nele.

O que é um Bitcoin?

Com mais de 5.000 criptoativos diferentes atualmente em existência, alguém novo no cenário pode ser surpreendido ou até adiado pela enorme quantidade de informações em torno dos ativos digitais. Felizmente, os criptoativos mais populares não são tão numerosos e o que iniciou tudo, Bitcoin, é o foco deste artigo.

Um detalhamento do que é o Bitcoin em termos mais simples pode ser encontrado neste recurso no Bitcoin.com, que afirma: “O Bitcoin é um novo dinheiro digital e, assim como com todo o dinheiro, você pode armazená-lo, trocá-lo e efetuar pagamentos com isso. No entanto, ao contrário das moedas tradicionais (fiduciárias) onde os pagamentos são controlados pelos bancos centrais, o Bitcoin coloca você no controle total do seu próprio dinheiro”.

O detentor do Bitcoin está no controle graças a um sistema descentralizado que depende da matemática e do código-fonte aberto — não políticos, servidores centrais ou bancos — para registrar, proteger e ativar transações. Quando você tem as chaves privadas de suas moedas, ninguém pode pegá-las. Isso contrasta fortemente com um sistema como o Paypal, por exemplo, onde a empresa pode decidir reter seus fundos ou cancelar um pagamento à vontade, com ou sem o consentimento do usuário.

Obtendo, armazenando e gastando moedas

O primeiro passo para entrar no Bitcoin é ter um entendimento básico do que é e do que pode fazer. O segundo é colocar as mãos em algumas delas. Como existem alguns “ramos” de Bitcoin (criados por cadeias de cadeia chamados de forks), é importante estar familiarizado com as diferenças. 

Obtendo e protegendo uma carteira

Como o dinheiro tradicional, o Bitcoin deve ser armazenado em algum lugar e requer uma carteira. As carteiras de ativos digitais são obviamente diferentes das carteiras físicas que guardam papel-moeda, mas o conceito é basicamente o mesmo. Existem carteiras móveis e carteiras de mesa, além de outra variedade chamada “armazenamento frio”. É altamente importante garantir que uma carteira não seja de custódia, o que significa que o usuário está no controle total dos fundos, e não o fornecedor da carteira.

Depois que um recém-chegado ao mundo dos criptoativos fizer o download de uma carteira sem custódia, precisará protegê-la. Isso é feito principalmente fazendo backup, anotando ou armazenando com segurança o que é chamado de “frase inicial” ou frase de recuperação. Uma frase inicial é uma sequência de palavras que podem ser usadas para restaurar sua carteira, se alguma vez for perdida, e podem ser reveladas nas opções ou no menu de configurações de uma carteira.

Digamos que alguém leve o celular para o banheiro e jogue o aparelho no sanitário. Embora o ele possa estar arruinado, isso não significa que o Bitcoin no celular foi liberado. Depois que a pessoa obtém um novo aparelho, basta baixar o aplicativo novamente e usar a frase inicial para restaurar a carteira, completa com fundos. A beleza do Bitcoin é que o dinheiro é gravado em um livro criptografado distribuído e protegido por várias partes (blockchain), de modo que a perda de um dispositivo não significa dinheiro perdido.

Quando uma frase-semente é armazenada com segurança fora da vista e em um local seguro, a carteira deve ser bloqueada para que seja necessário um alfinete, senha ou impressão digital para abri-la. Isso é muito importante, pois alguém pode pegar o telefone e gastar livremente os Bitcoins se o aparelho e a carteira forem deixados sem vigilância e desbloqueados.

Carregando Bitcoin

Um neófito de Bitcoin agora pode começar a carregar sua carteira com satoshis — o nome da menor unidade de Bitcoin. Existem várias maneiras de adquirir BTC. Ele pode ser comprado com cartão de crédito, em uma exchange, negociado em particular ou até mesmo recolhido em pequenas quantidades gratuitamente, através do que é chamado de Faucet de Bitcoin.

As carteiras de BTC enviam e recebem dinheiro através de endereços de Bitcoin. Essas são cadeias de caracteres que significam a identidade de uma carteira. O endereço público de um usuário pode ser compartilhado com qualquer pessoa para receber fundos e também pode ser representado como um código QR para transações fáceis.

Por exemplo, ao adquirir BTC via faucet, o usuário é solicitado na etapa final a fornecer seu endereço de Bitcoin. Uma carteira boa e confiável mostrará o endereço do usuário quando o botão “receber” ou semelhante for pressionado.

Toda opção de aquisição de Bitcoin mencionada acima exigirá uma carteira e um endereço. 

Gastar suas moedas

Depois que todos os preparativos certos foram feitos, vem a parte divertida: gastar Bitcoin como dinheiro eletrônico ponto a ponto para praticamente tudo e qualquer coisa. Seja em viagens, caridade, comida, roupas, cartões-presente ou qualquer outro meio, o BTC pode ser usado para fazer o trabalho.

O processo de gastos é tão fácil quanto receber. Tudo o que é necessário é o endereço de um comerciante ou outro destinatário (na forma de uma sequência de caracteres ou código QR) e um toque no botão de envio depois de verificar se o valor está correto. Além disso, as carteiras de ativos digitais acompanham suas transações para você, facilitando a manutenção de registros e o monitoramento de saldos.

Muitos iniciantes no mundo empolgante de criptoativos começam enviando pequenas quantias para um amigo, ou para si mesmos através de outra carteira, apenas para se sentirem confortáveis com o processo. Esta pode ser uma maneira divertida de ter uma ideia real de como o Bitcoin funciona. Embora alguns OGs de ativos digitais, influenciadores e falantes do Twitter possam parecer distantes e fora de alcance devido à sua nerdice de próximo nível, é importante lembrar que eles também eram novos nesse mercado. Como o Bitcoin continua sua rápida evolução de tecnologia de nicho para dinheiro eletrônico ponto a ponto para o mundo, você pode se encontrar um “Bitcoin OG” mais cedo do que pensa.

Artigo de News Bitcoin

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.