Jeremy Hogan, advogado americano, tem acompanhado o processo da SEC contra a Ripple. Hogan apontou em um vídeo do YouTube os próximos ativos digitais que podem estar no radar da instituição norte-americana. 

Cardano

De acordo com o advogado, a Cardano poderia enfrentar pressão da SEC, já que a ADA foi originalmente liberada através de uma oferta inicial de moeda (ICO). Embora considere esse fato “problemático”, Hogan parece sentir que a altcoin está razoavelmente segura, uma vez que a grande maioria dos que participaram da ICO eram cidadãos japoneses e não americanos.

“O pensamento geral na SEC é que quase todas as ICOs são vendas de títulos. No entanto, a Cardano fez algo legalmente muito inteligente. A oferta inicial de moedas aconteceu no antigo reduto do Japão, que, como você deve ter ouvido, é legalmente amigável às criptomoedas. Cerca de 95% das ICOs eram para cidadãos japoneses e, a partir daí, as vendas iam para exchanges que vendiam para americanos”.

Mas e o Dogecoin?

Segundo o advogado, a SEC não pode ir atrás da altcoin meme, pois ela foi lançada através de mineração e não de ICO. 

Polkadot pode ser um alvo?

Por outro lado, a concorrente do Ethereum poderia enfrentar mais escrutínio do órgão regulador, dado o envolvimento anterior da Web3 Foundation (que desenvolveu o protocolo Polkadot) com vários ICOs.

“A Web3 Foundation, que projetou e configurou a plataforma Polkadot, teve várias ICOs a partir de 2017 e aparentemente arrecadou US$200 milhões até o momento. E para piorar as coisas, as ICOs ocorreram antes que a plataforma Polkadot estivesse totalmente funcional. Não é bom. Isso é ruim porque as vendas da moeda DOT parecem mais um contrato de investimento em que os compradores contam com os esforços de terceiros – os desenvolvedores – para aumentar o valor do token”.

O token UNI também foi alvo da pesquisa de Hogan

O advogado apontou que o ativo da exchange descentralizada tem um nível de risco de “4/10”. Isso porque a Uniswap Labs não conduziu uma ICO e não lucrou com o airdrop de setembro de 2020 de 400 tokens UNI para usuários do Uniswap.

“O ponto principal é: se a SEC processa a Uniswap Labs e vence, qual é o resultado? Não há lucros para liberar da Uniswap. Então, que incentivo a SEC tem para abrir o processo? É o princípio da questão? Acho que não”.

Leia também: Goldman Sachs: Ethereum pode superar o bitcoin como uma reserva de valor

Deixe um comentário

Copyright © 2020. All rights reserved.